Remodelação de um pátio no Leblon

Aqui fica uma descrição de uma remodelação na zona nobre do Rio de Janeiro. Veja como foi projetado o espaço, sua arquitetura, materiais e recursos utilizados.

Situado no bairro mais carismático da Cidade do Rio de Janeiro, o Leblon, este apartamento térreo de 120m2 possui um terraço de 105m2 que se extende para o interior do quarteirão. Rodeado pelos alçados expostos para o interior do quarteirão, o contexto envolvente é rico por plantas de variadas espécies que nos permitem vivenciar o espaço de um modo singular.

A situação descrita é, no entanto, insuficiente para poder usufruir do espaço devidamente e foi realizada uma intervenção arquitectónica e paisagística para atingir a melhoria do mesmo. O projecto inclui o tratamento dos limites do pátio e a construção faseada de três elementos, com uma lógica particular para cada elemento e uma relação entre as peças a ser alcançada após a construção da totalidade.

Os muros limites do pátio foram desgastados e alisados, sendo depois pintados num tom offwhite escolhido específicamente devido à sua relação com a luz solar. Os elementos são pérgolas construídas com madeira local resistente ao uso exterior para o topo e com madeira com pintura própria para os pilares.

Cada um dos elementos tem a sua particularidade, respectivamente, cobertura amovível, plantas trepadeiras e jardineira vertical. O elemento aqui apresentado é o primeiro elemento, que consiste numa pérgola com cobertura amovível de uma água.

A localização da mesma, no alinhamento das portadas de acesso à sala de estar, permite realizar a ampliação da zona interior e criar maior protecção solar e pluvial. A madeira nas traves inclinadas é natural do Brasil, denominada cumarú, e destaca-se pela beleza da cor, dos veios à vista e da resistência ao clima exterior.

A cobertura em policarbonato alveolar translúcido com perfil em alumínio com pintura branca, foi desenhada de forma a poder ser removida num sistema de correr manual. A estrutura tem o mínimo de espessura e é composta por peças com a maior dimensão possível, para permitir uma linguagem mais simplificada e linear do conjunto.

O espaço da pérgola possui um estrado com madeira semelhante à da pérgola que pode ser retirado e colocado, conforme a situação específica. Como complemento, foi realizado com um paisagista um estudo para uma composição de plantas locais diversificadas que vão permitir fortalecer a ideia de um jardim privado rodeado por Natureza, como se de um jardim ao ar livre se tratasse. Agora está pronto um local que poder ser decorado como exterior como área de descanso ou como área de refeições com os amigos/familiares. Remodele o seu espaço exterior de acordo com as suas necessidades!

Veja como este foi projetado o espaço, sua arquitetura, materiais e recursos utilizados.

por Rita Braga Alves Arq.