Sistemas de purificação e purificadores de água

A purificação da água pode ser chamada igualmente por potabilização, isto é, um processo que consiste no tratamento da água.

A fim de remover os contaminantes que eventualmente contenha, tornando-a potável, ou seja, própria para o consumo humano.

Fontes da água potável:

Água subterrânea profunda - aquela que emerge de alguns poços localizados profundamente no subsolo.

Esta terá sido filtrada naturalmente pelas camadas de solo e de rochas, sendo normalmente rica em carbonatos e em cálcio, magnésio, cloretos, além de pequenas quantidades de ferro ou de manganês, o que torna esta água especialmente agradável para beber e cozinhar.

Água de lagos e reservatórios elevados - localizada na superfície terrestre, em áreas elevadas, onde são restritas as possibilidades de contaminação, se forem devidamente protegidas.

Águas de rios, canais e reservatórios de planície - na superfície terrestre, em áreas mais baixas, onde são maiores as possibilidades de poluição ou de contaminação

Nestes casos o tratamento, numa Estação de Tratamento de Água pode ficar mais complexo e caro. Dependendo da fonte da água, uma grande variedade de técnicas poderá ser empregada para esse fim. Deste modo, pode ser trata e purificada de diversas formas. Formas estas que vão desde os processos de filtração simples, ultra filtração ou até mesmo a purificação.

Existem diversos purificadores no mercado, estes não só são capazes de retirar metais pesados, sais e microrganismos da água, como também eliminar vírus, fungos entre outros agentes existentes na mesma. Estes purificadores estão equipados com um sistema de pré-filtração composto por cartuchos de polipropileno.

Objectivo dos purificadores

Este tem como objectivo a remoção das restantes substâncias sólidas em suspensão presentes na água.
Os purificadores também podem ser equipados com cartuchos de carvão que têm como objectivo, retirar substâncias como o cloro responsáveis pelos odores e sabores menos agradáveis.

O objectivo final é sempre o mesmo, proporcionar a existência de uma água com extrema pureza e maior qualidade a um baixo custo para toda a população. Quer sejam ricos ou pobres. Proporcionando assim uma igualdade de consumo entre todos.