Pavimento maciço VS piso flutuante

Neste artigo iremos fazer uma ponte entre as vantagens e desvantagens da aplicação do piso flutuante comparativamente ao piso de madeira maciça. Serão abordados vários aspectos desde as características, durabilidade, reparação preço.

Piso flutuantes

Os pavimentos flutuantes sofrem de um acabamento superior dado que são pré-acabados em fábrica, em ambiente controlado. A sua aplicação menos trabalhosa e mais rápida que o piso maciço.

Comparativamente aos pavimentos de madeira maciça é que estes não desbotam ao fim do muitos anos de utilização, mesmo quando expostos a luz solar. Das características do piso flutuante apresenta destacam-se a durabilidade, resistência a abrasão, riscos, queimadura, entre outras.

A sua comercialização é feita de modo a que seja pronto a ser instalado sem necessidade de qualquer tipo de acabamento /tratamento, e não requer um profissional especializado, ao contrário do piso de madeira maciça, que alem de requerer um tratamento durante o processo de instalação, é necessário possuir alguns conhecimentos técnicos e por essa razão é recomendado que seja aplicado por um profissional especializado.

Piso flutuante

Outra grande vantagem do piso flutuante é o facto de se poder substituir um painel danificado por um novo sem que deixe qualquer marca. No entanto este piso não pode recuperado ou reparado dado a espessura da lâmina superior em madeira.

Relativamente ao preço, o piso flutuante é uma solução bastante económica e actualmente existem vários preços no mercado que variam em função da do aspecto e da qualidade.

Piso Maciço

Quanto aos pisos maciços, trata-se de um pavimento mais durável e de difícil de aplicação. A sua instalação requer uma caixa com uma dimensão útil de dez centímetros, fazendo com que a sua aplicação só seja viável quando se trata de construções de raiz. Relativamente ao preço, são normalmente mais caros que o piso flutuante e a sua reparação em algumas situações poderá ser bastante mais cara que o pavimento flutuante.

Comentários