3 fatores importantes na decoração da cozinha

Os principais desafios na decoração de uma cozinha são obter o máximo de conforto e ter um espaço aconchegante com uma boa distribuição.

O uso armários para guardar os objetos é uma excelente solução para manter a sua cozinha arrumada. Poderá optar por usar armários com vidro para que sejam mais leves e com um aspeto moderno.

1. Distribuição dos elementos

A área onde irá guardar os alimentos, deverá estar situada a entrada da sua cozinha, enquanto a pia, deverá estar o mais próximo possível da maquina de lavar louça.

Por sua vez a zona onde vai confecionar os alimentos, deverá estar pelo menos a uma distância de 50 cm da zona das águas. Nesta zona também poderá colocar um micro-ondas porque é utilizado com mais frequência.

O número de armários que pretende instalar, depende das suas necessidades, mas nunca deverá esquecer-se de que as suas necessidades, vão crescendo com o passar do tempo, por isso é recomendado, que, instale pelo menos armários com uma extensão de pelo menos de 5 metros.

2. Localização da zona de trabalho

A melhor solução é colocar a zona de trabalho, junto do local onde confeciona e armazena os alimentos. Desta forma conseguira uma melhor distribuição dos elementos da sua cozinha.

Em cozinha pequenas de forma retangular, o mais indicado é instalar uma barra corrida num dos lados opostos da cozinha de forma a servir de mesa para as refeições. Caso tenha uma distribuição em forma de "L", pode distribuir os elementos de forma a aproveitar o canto colocando uma bancada e uma mesa.

3. Aproveite os cantos para as refeições

Caso possua um espaço generoso, a melhor solução é a utilização de bancada extensa, onde pode fazer pelo menos uma refeição por dia. A zona de refeições pode ser dispensada, usando uma mesa ao lado da parede, ou ao lado de uma porta de vidro ou ainda ou mesmo no centro da cozinha. Para uma mesa com 4 m2, podem sentar-se quatro pessoas.

Sempre que possível, recomenda-se que a zona de refeições, seja um pouco diferente do resto da cozinha, usando uma separação física, ou simplesmente com alguns elementos decorativos. Outra ideia muito utilizada, é a criação de uma península como zona de trabalho e que tenha também uma função delimitadora das restantes áreas.