Lâmpada incandescente vs LFC vs LED

Para ajuda-lo a escolher a lâmpada certa, neste artigo deixamos algumas dicas, assim como um quadro comparativo do consumo dos vários tipos de lâmpadas.

Tendo em vista ajudar os consumidores a escolherem as lâmpadas que melhor e adequem as suas necessidades, a legislação obriga aos fabricantes, colocarem nas embalagens informações especificas como o tempo de vida das lâmpadas (em horas), o número de ciclos de ligar/desligar das lâmpadas, a temperatura cromática, o tempo de aquecimento e se é compatível regulador de intensidade da luz.

Regra geral, pode substituir uma lâmpada incandescente por uma lâmpada LFC de luminosidade (lumens/brilho) equivalente, com cerca de ¼ da potência (em watts) da lâmpada incandescente. Por exemplo, pode substituir uma lâmpada incandescente de 60W por uma lâmpada LFC de 15 watts.

No que diz respeito às lâmpadas LED, estas, são ainda mais eficientes em termos energéticos, tem um tempo de vida superior e necessitam de menos watts de potência para emitirem a mesma quantidade de luz do que às lâmpadas LFC.

A tabela abaixo ilustra a comparação das dos vários tipos de lâmpadas em função do brilho e da potencia.

Quadro comparativo de lampadas