Dica para poupar energia em casa

Cada vez mais chegamos a conclusão de que apostar nas energias renováveis é apostar numa poupança de energia e principalmente na consequência das alterações globais.

O utilizador doméstico obtém a energia essencialmente de duas formas distintas: Electricidade: que chega a nossas casas maioritariamente através da produção hídrica e térmica, esta última com recurso à queima de combustíveis fósseis (carvão, gás natural e derivados de petróleo);

Utilização directa de combustíveis: tais como o butano, o propano, o gás natural ou o gasóleo, que são queimados localmente para a produção de calor (esquentadores, caldeiras, etc.).

A utilização de combustíveis fósseis apresenta dois grandes problemas:

Vantagens da poupança energética:

Se optar pelo uso de ar condicionado limpe os filtros com regularidade. O ideal é de 15 em 15 dias. Um filtro sujo, além de degradar a qualidade do ar aumenta o consumo. Opte por termóstatos de ambiente com várias funcionalidades.

Durante o inverno para evitar o frio podemos optar pelo vidro duplo nas janelas, que é um bom investimento. Considera-se, ainda, que os cortinados podem contribuir para a redução do calor perdido.

As frinchas das janelas e portas podem ser isoladas com fita adesiva de espuma. Se adquirir um aquecimento central deve assegurar a efectiva distribuição do calor equacionado a localização dos radiadores e mantendo as válvulas dos termóstatos sempre abertas.

Alguns conselhos para poupar energia: