Eficiência do piso radiante

O objetivo do piso é dar temperatura ambiente dando uma sensação de calor. A eficiência depende da área onde aplicar e das caraterísticas térmicas da casa.

Os resultados obtidos com um piso radiante, estão dependentes de vários factores. Um dos aspectos fundamentais esta relacionado com a dimensão da área onde o piso é aplicado.

Nestes sistemas, parte da energia é de baixa temperatura, o objectivo é proporcionar uma temperatura ambiente o que transmite sensação de calor, visto que o calor radiante reduz a perda de calor do corpo humano. A emissão de calor de baixa temperatura, permite uma eficiência energética maior proporcionando a poupança de energia.

Outro aspecto importantíssimo para o sucesso deste sistema, està relacionado com o isolamento térmico da habitação e o custo da electricidade. Ou seja a eficiência do aquecimento do piso radiante, varia em função das características térmicas de cada casa.

Regra geral pela existência de uma quantidade enorme de variáveis, torna o processo de calculo de viabilidade da utilização de um sistema de aquecimento radiante uma tarefa mais complicada. Actualmente os sistemas de piso radiante possuem a capacidade de poupar entre 10 a 15%, comparando com os sistemas de aquecimento tradicionais.