Etiqueta energética dos electrodomésticos

O objetivo da etiqueta é de informar os consumidores sobre a performance do eletrodoméstico e orientá-lo a fazer uma boa escolha mediante as suas necessidades.

A etiqueta energética é um rótulo com informações sobre a eficiência energética de um electrodoméstico. Contém ainda informações adicionais sobre o consumo de electricidade, água, ruído, rendimentos ou capacidade que um electrodoméstico possui.

Esta etiqueta é muito útil, dado que pode fazer a diferença no momento da compra de um electrodoméstico. Com o auxílio desta etiqueta ao comprarmos um electrodoméstico eficiente, (que por norma tem um preço mais elevado), no futuro este valor poderá ser compensado com o baixo consumo de electricidade.

Etiqueta energética possui sete as classes de eficiência e são estas classes que classificam o electrodoméstico em função do nível de eficiência. A classe "A" é a mais eficiente e a classe "G" a menos a eficiente (como podemos observar na figura abaixo). No caso das etiquetas para os electrodomésticos de firo, existem mais duas classes suplementares de eficiência superior (A+ e A++), sendo a A++ a classe mais eficiente.

Principais resultados obtidos na poupança de energia eléctrica:

  • Redução do consumo de energia;
  • Contribuição para um ambiente melhor;

"Tal como no caso da água, estamos perfeitamente consciencializados acerca da necessidade de não a desperdiçar, independentemente do baixo custo associado, também na energia é fundamental aplicar o mesmo princípio".

Etiqueta energética dos eletrodomésticos

Aparecimento da etiqueta energética

Com objectivo de orientar e informar os consumidores sobre as performances do electrodomésticos e a ajuda-los a fazer as melhores escolhas no que respeita à compra, a União Europeia tem vindo a publicar directivas sobre a rotulagem de informações sobre o consumo e eficiência energética do electrodomésticos nos diferentes Estados Membro.

As informações presentes na etiqueta energética são da responsabilidade dos fabricantes dos electrodomésticos. Trata-se de uma etiqueta que é obrigatória em alguns electrodomésticos e pode ser encontrada no exterior do mesmo, num local visível.

Agora deixamos alguns exemplos de equipamentos que contêm esta etiqueta:

  • Aparelhos de ar condicionado;
  • Arcas e Congeladores;
  • Frigoríficos e combinados;
  • Fornos eléctricos;
  • Lâmpadas eficientes;
  • Máquinas de lavar loiça;
  • Máquinas de lavar roupa.
  • Máquinas de secar roupa;

Deixamos um filme que explica tudo sobre esta etiqueta:

Comentários