Tipo de painéis solares fotovoltaico

Os painéis solares fotovoltaicos que convertem a energia solar em energia elétrica. Através da radiação solar é possível criar uma diferença de potencial nos extremos do semicondutor.

As células fotovoltaicas são capazes de converter a radiação solar em eletricidade a partir dos processos que desenvolvem os níveis atómicos dos materiais de que são constituídas.

O processo de conversão da energia não depende do calor, porque à medida que a temperatura aumenta o rendimento destas células diminui. Atualmente podemos considerar três tipos de células solares:

Células mono-cristalinas

Células mono-cristalinas

Este tipo de células fazem parte da primeira geração de células solares. Pode-se dizer que o seu rendimento é elevado, podendo atingir valores acima dos 16% e em laboratório, é capaz de atingir os 23%.

No entanto este tipo de células ainda passa por um processo complexo e despende de um grande consumo de energia no seu processo de fabrico, o que torna o seu valor bastante elevado.

Células poli-cristalinas

Células poli-cristalinas

O custo de produção desta tecnologia é bastante inferior ao das células mono-cristalinas no entanto apresenta uma eficiência bastante razoável mas inferior.

O seu rendimento varia entre os 11% a 13%. Esta redução é provocada pela baixa perfeição dos cristais que são uma consequência da redução do seu custo de fabrico.

As células de silício amorfo

Células poli-cristalinas

Apresentam um custo de fabrico ainda inferior ao das células anteriores apresentadas, a eficiência destas células também é mais reduzida.

A sua eficiência varia entre os 8% e os 10%, podendo atingir os 13% quando utilizado em laboratório.

Estas células são películas muito finas e podem ser utilizadas como material de construção, retirando ainda mais o seu proveito energético.

Consequência do baixo rendimento do processo de conversão e do custo associado a este tipo de tecnologia, impossibilitam a sua utilização em larga escala. No entanto esta tecnologia pode ser utilizada em varias áreas, principalmente no que diz respeito à utilização de energia elétrica de baixa e média potência já é viável.

Podemos dar destaque: