Medidas ergonómica para a decoração de quartos

Para retirar o máximo de conforto do seu quarto, é aconselhável que respeite as medidas para que possa ter um ambiente agradável e ainda circular à vontade.

Um aspecto muito importante, é o espaço que reserva para a abertura de portas e gavetas dos armários ou roupeiros. Neste artigo deixarei algumas medidas que poderão ajuda-lo nesta tarefa.

Os pés da cama

Os pés da cama

Caso pretenda colocar algum móvel nos pés da cama, lembre-se que necessita de pelo menos 40 centímetros de profundidade e ainda tem que reservar mais 70 centímetros de comprimento á frente para não dificultar-lhe a passagem.

Cabeça da cama com apliques

Cabeça da cama com apliques

A cabeça mede mais 20 centímetros do que a cama e de 10 centímetros de cada lado. A superfície da mesa-de-cabeceira, deve estar a 20 cm acima da cama. Quando se aplica iluminação com apliques, este devem estar á 90 centímetros do solo.

Espaço para circular comodamente

Espaço para circular comodamente

A cama deve estar a uma distância mínima de 70 centímetros da parede, armário ou outro item. Assim, haverá espaço suficiente para que uma pessoa possa movimentar-se confortavelmente. Não se esqueça de reservar mais 40 cm para os móveis que estão em torno da cama.

Entre as portas e a cama

Entre as portas e a cama

Caso opte por colocar um armário perto da cama, tenha em conta que não existam dificuldades em abrir as portas. A medida padrão de uma porta, é 60 cm de largura, a qual se deve acrescentar, pelo menos, 10cm quando as portas são abertas.

Cómodas e armários

Cómodas e armários

Muito útil para manter um quarto arrumado. Existem várias opções a sua escolham, mas para ter uma ideia, estima-se uma medida base de 110 x 55 x 110 cm, para uma cómoda e 55 x 45 x 130 cm, para um armário com gavetas.

Iluminação do quarto

Iluminação do quarto

A iluminação será utilizada para delimitar as diferentes áreas do quarto. Na cama, pode utilizar-se ou aplicar ponto de luz, na zona de escritório pode instalar luzes de halogéneo. Na área da leitura, uma lâmpada.

Comentários