9 plantas para a decoração em volta da mesa da sala de jantar

As ideias apresentadas neste projecto, assentam em volta na colocação de mesa de jantar na decoração de uma sala. Assim vamos apresentar nove propostas de decoração.

Desde os clássicos aos super modernos, dos tons neutros ou as cores de destaque, assim nestes nove projetos mostram as possibilidades de decoração e remodelação em áreas de oito a trina metros quadrados.

Clássico em laranja

Planta de uma sala  de jantar clássica em tons de laranja

O tom alaranjado destaca-se nesta sala de jantar, de 17,40 metros quadrados. A proposta foi criar uma decoração clássica e alegre.

Assim, optou-se por revestir as paredes de palhinha para compor com a cor do assento estofado das cadeiras. Urna mesa com capacidade para dez lugares ocupa o centro do espaço sobre um tapete de sisal. Para dar maior profundidade á sala foi projetado um painel de espelhos bisotados, que vai do piso ao teto.

Tangerina e Limão

Planta sala de jantar em tons de tangerina e Limão

Esta sala de jantar, de 30,72 metros quadrados, já havia passado por uma remodelação anteriormente e os móveis, peças antigas da família, ganharam cores e complementos novos.

Esta sala com um ar mais moderno ao estilo predominantemente clássico do ambiente. A mesa com gavetas nas laterais, o aparador com pátina envelhecida, o relógio e o lustre de cristal antigo já pertenciam á proprietária.

As cadeiras ganharam capas de saia longa na cor verde limão, harmonizando-se com as cortinas de voil e com a parede na cor tangerina.

Vermelho em fundo branco

Planta sala de jantar em tons de vermelho e branco

Esta sala de jantar, de 16 metros quadrados, ficou bastante iluminada depois da remodelação. A parede que separava a sala do hall de entrada foi derrubada e no seu lugar, foi colocado um buffet de imbuía com tampo protetor de vidro, desenho da decoradora, para servir de aparador e guardar louças e faqueiros.

A cor branca prevalece nas paredes, no piso em pátina e na mesa com tampo de mármore carrara e cadeiras tubular. Tijolos de vidro, portas recortadas com vidros serigrafados e sancas de gesso com iluminado embutida trouxeram mais luz ao espaço.

Claro e escuro

Planta em tons claro e escuro

Para este projeto de sala de jantar com um estilo contemporâneo com tons neutros. As paredes foram pintadas na cor creme para compor com o piso de mármore crema marfim.

No espaço, de 8,91 metros quadrados, a mesa com tampo de cristal lapidado e base cónica de madeira acomoda as cadeiras com estrutura de aço tubular.

Detalhes orientais

Planta para sala de Jantar cm Detalhes orientais

O estilo moderno com referências étnicas é o destaque deste projeto de decoração e remodelação, de 13 metros quadrados, com um prolongamento do espaço, a sala de jantar integrada na cozinha americana através de um balcão voltado para a sala, deixando o espaço mais livre e funcional.

A mesa de tampo de imbuía tem como base um vaso marroquino. Para complementar, um aparador da mesma madeira em linhas reptas, desenhado pelas arquitetas, serve de apoio para os acessórios de bar O piso de tacos foi mantido e recebeu tapete artesanal comprado na Tunísia, seguindo o estilo do ambiente. Um espelho horizontal, que vai do piso ao teto, amplia e completa o espaço.

Clássico renovado

Planta da sala de Jantar com tons Clássicos renovado

Neste projeto, a sala de jantar de um apartamento antigo ganhou cores novas com acessórios modernos e a integração com a varanda pela troca da janela por uma porta balcão.

Nos 20 metros quadrados, apenas o piso de parquet foi mantido e recuperado. A mesa de ipé mel, datada de 1957, que acompanha a família, é presença marcante e acomoda seis cadeiras, quatro de madeira escura e duas de metal e couro branco colocadas na cabeceira.

Linhas curvas e cristal bruto

Sala de jantar com linhas curvas e cristal bruto

Com linhas curvas, este projeto, de 12,42 metros quadrados partiu da criação de uma parede divisória em curva com o hall e a abertura de uma porta de acesso para a cozinha.

Um armário de ipê, projetado pela arquiteta, acompanha a linha sinuosa da parede e recebeu tampo de vidro suspenso para servir de aparador. O destaque do projeto é o lustre circular com pedras de cristal bruto colocado no centro de um nicho circular de gesso. Com iluminação indireta, ajuda a realçar o brilho dos cristais.

Damasco entre espelhos

Planta sala de jantar com damasco entre espelhos

A parede em tom de damasco entre dois painéis de espelhos recortados e bisotados esquenta o ambiente. A mesa, de imbuía mel, tem tampo central giratório e acomoda seis cadeiras.

Dois buffets de madeira wenguê com tampo de mármore servem de aparador. Nos 16 metros quadrados de área, o piso recebeu mármore crema marfim com filetes e cabouchons em marrom imperial.

A iluminação foi embutida em toda a volta da sanca de gesso e pontuada por um lustre central e foco sobre os bufes e as telas valorizam as peças.

E o quarto transformou-se em sala

Planta de um quarto que se transformou em sala

Este ambiente integra sala de jantar e adega. A área, de 13,50 metros quadrados, antes ocupada por urna suite, tornou-se urna extensão do espaço.

No centro do espaço está a mesa quadrada para acomodar oito pessoas, compondo com o buffet suspenso que serve de aparador. O acesso a sala é feito pela porta de correr de radica de intuía com detalhe de vidro leitoso, desenhado pela arquiteta, criada para dar privacidade ao espaço.

Para aumentar a luminosidade, as paredes foram pintadas de branco e a passagem para a varanda recebeu cortinas translúcidas apenas para filtrar a luz.