Tipos de escadas para decoração de interiores

As escadas podem ser um elemento importante na combinação da Arquitetura de Interiores e do Design de Interiores. A sua forma depende sobretudo do local para onde estas nos conduzem.

Existem vários tipos de escadas que é possível aplicar numa casa, dependo sempre das necessidades de quem as utiliza.

Escadas clássicas

São escadas que ligam um piso ao outro, estas precisam de ser espaçosas entre si, devendo conter no mínimo 80 cm, para possibilitar uma boa circulação quando for necessário transportar objetos.

Escada clássica com duas saídas

Escada clássica em tons de branco

Escadas em espiral

Estas ocupam pouco espaço, mas não são muito aconselháveis para a vida diária uma vez que são perigosas para as crianças e idosos.

Duas escadas em espiral

Saída de uma escada em espiral, corrimão em inox

Escadas retas

Compostas com uma curva de 90 ou 180 graus são mais versáteis e fáceis de utilizar sem que qualquer membro da família corra qualquer incidente.

Escada reta numa casa com decoração moderna em tons de vermelho

Escada reta com dois vãos de escada

Escada reta com três vãos de escada

No memento da escolha da escada ideal, é importante ter em conta o cálculo da altura da mesma, a zona de chegada e de saída da escadaria, o grau de inclinação e o número de degraus necessários.

Após a compra das escadas deve pensar de imediato nos acessórios necessários para revestir, decorar e completar as suas escadas, estes acessórios vão desde rampas, balaustradas, até aos corrimãos, postes entre outros.