Restauro de Mesa de Sala de Jantar
Uma das nossas leitoras, que prefere manter o anónimato, partilhou connosco a sua experiencia de restauro de uma mesa de sala de jantar. Passamos a apresentar o seu email.
ncontrei esta mesa num site de anúncios de compra e venda.A maior parte das lojas que visitei pessoalmente nao tinham em catálogo mesas de refeição redondas por "não se estarem a vender".
Foi então que comecei a pensar que poderia transformar esta mesa antiga de forma a combiná-la com a minha sala. Contactei o vendedor, fui ver a mesa e sem dúvida tinha acabado de encontrar o que procurava.
Comprei folhas de lixa 120 e 180, massa betume pedra, primário-aparelho isolante ref 1189 da Dyrup e escolhi a tinta Dyrulac ref 1715 esmalte acetinado para madeira e metais, luvas, rolos de espuma para madeiras, tabuleiro para a tinta e diluente celuloso.
Comecei por desmontar a mesa e por lixar cada parte com lixa 120 e depois com lixa 180. Estas numerações referem-se ao número de grãos de areia por centÃmetro quadrado. Quanto maior a granulação, mais fina a lixa é.
Esta é a parte mais trabalhosa, por isso é recomendável usar uma lixadeira para obter um resultado mais uniforme e com menos esforço. No final a mesa deve ser bem limpa. Seguidamente reparei pequenas mossas que a mesa tinha com massa betume pedra e deixei secar o tempo recomendado.
Depois de lixar as zonas reparadas, apliquei uma camada de primário com rolo indicado para madeiras em toda a superfÃcie. A aplicação de primário antes da tinta, serve para uniformizar, pelo que pode ser necessário aplicar uma segunda camada, se a madeira tiver muitas imperfeiçoes.
Após um dia de tempo de secagem comecei a aplicar a tinta com o rolo. Apliquei duas demãos com 24 horas de tempo de sacagem entre cada uma. Por fim limpei com diluente os pés da mesa e montei-a.
O resultado está na última foto :)