O melhor pavimento para a cozinha

Hoje em dia não é surpresa ver um soalho de cerâmica numa cozinha, sendo um material de boa qualidade e longa durabilidade.

À prova de água este tipo de piso é de fácil limpeza e bem tratado é resistente ao desgaste.

A sua acessibilidade permite a escolha em termos de tamanho, cor, textura e padrão. Este piso é muito procurado devido às suas características mas pode optar por outros tipos de pavimentos disponíveis no mercado ao seu gosto pessoal.

Existem várias opções que pode encontrar em revistas e em páginas de Internet. Pode encontrar pisos com materiais ecológicos e com materiais resistentes ao desgaste (como mofo, podridão, danos). Mas hoje em dia estes pisos são de fácil manutenção, económicos, antialérgicos e com durabilidade. Por isso, pode-se dizer que no mercado existe o piso que se adequa às suas necessidades, preferência e orçamento.

Além do piso de cerâmica, outro piso muito utilizado é o vinil. Resistente ao desgaste diário, é de fácil manutenção, o que faz com que seja uma boa opção no mercado.

Outra escolha é o linóleo, de fácil aplicação, amigo do ambiente. Composto por recursos renováveis com base no óleo de linhaça, farinha de madeira, base de calcário. Aplicável em superfícies planas, com uma oferta de cores vivas em projetos criativos. Importante referir que este piso não é frio, tem propriedades antiestéticas, antibacterianas e antialérgicas. Esta opção pode ser usada tanto para o piso como para a parede da bancada e laminado também pode ser uma boa escolha.

Embora o azulejo seja mais popular, o laminado é pouco usual mesmo sendo impermeável, sendo um revestimento prático em paredes contra salpicos. Uma opção é aplicar este revestimento na parede em vez do chão (é uma boa imitação de madeira).

Se as suas preferências vão em direção à estética, existem opções de pisos/ revestimentos como a tijoleira, madeira e cortiça. A tijoleira é sem dúvida um pavimento durável, no entanto por ser poroso tende a acumular sujidade e a ter manchas de humidade. A madeira em relação ao vinil e cerâmica, retém calor e pode durar muitos anos (com a manutenção básica contra a humidade). A cortiça fornece calor mas ao fim de algum tempo começa a libertar odores.

Independentemente da escolha do piso, aconselho a fazer uma pesquisa em relação ao cuidado e manutenção do piso para aumentar a longevidade e aparência. Naturalmente que a qualidade é um ponto a considerar além do orçamento disponível.