Tipos de tampos de cozinha

Na decoração de cozinhas os tampos de cozinha podem ser um elemento chave para o aspeto da cozinha, no entanto existem alguns aspetos que devemos ter em consideração na hora da compra.

Tradicionalmente os tampos de cozinha costuma a ter 3 centímetros de espessura, no entanto estas medidas não são obrigatórias.

A escolha de materiais com a espessura inferior, são normalmente mais económicos, o que não quer dizer que sejam mais ou menos resistentes ou de menor qualidade.

Madeira

Quente e suave, a madeira é uma solução “eco-friendly” e está disponível numa grande variedade de padrões e tonalidades. É muito higiénica, pois contém propriedades antibacterianas naturais.

Apesar da maior parte dos danos poderem ser facilmente reparados, a superfícies circundantes das pias devem ser suavemente inclinadas ou ter esculpido os detalhes drenagem para manter o tampo razoavelmente seco de modo a não correr o risco de apodrecer.

Tampo de madeinra para cozinha

Prós:

  • Fácil de limpar e geralmente é possível encontrar bons preços;

Contras:

  • Propensa a arranhões e manchas de ferrugem, e pode escurecer devido ao contato com a umidade se instalado perto da pia.

Aço inoxidável

Não é por acaso que os principais chefes de cozinha optam por bancadas em aço inoxidável. Além de elegante é muito higiênico por ser fácil de limpar. É impermeável e resistente ao calor. Pode ter um acabamento fosco ou polido e é perfeito para dar ar industrial a sua cozinha.

Cozinha com tampo em aço inoxidável

Prós:

  • Resistente e durador;

Contras:

  • Marca facilmente e você não pode cortar sobre ele.

Ardósia

Cozinha com tampo em pedra de ardósia

Profundamente enfraquecida também é uma excelente escolha e custa cerca de metade do preço de granito, tem um elevado teor de quartzo e é incrivelmente durável. Ardósia polida é menos porosa, por isso mais resistente.

Laminado MDF

Feito a partir de aglomerado MDF, estão disponíveis em várias core e acabamentos, podendo ter um apesto razoavelmente realistas ao imitar a madeira ou a pedra. Infelizmente, todos os riscos e queimaduras geralmente são irreparáveis.

Graças ao baixo custo de produção, os laminados tornaram-se populares graças à sua resistência e estabilidade permite aos fabricantes de cozinhas obter excelentes resultados nos acabamentos.

Cozinha com bancada com tampo laminado MDF

Prós:

  • Barato e está disponível numa grande variedade de cores e acabamentos e a instalação é relativamente fácil

Contras:

  • Se for de má qualidade, ao logo do tempo o laminado pode se deteriorar.

Mármore

Cozinha com tampo em pedra mármore

Calcário e arenito, estas perdas permitem dar um ar fantástico as bancadas, mas podem ser facilmente danificadas pelo álcool, açúcar e ácidos, como sumo de limão, o que exige alguns cuidados adicionais caso opte por usar este tipo de pedra.

Pedra

Pedra natural é uma ótima escolha para os tampos de cozinha, uma vez que transmite um ar de qualidade e permanência na cozinha. No entanto, a pedra tem de ser tratada com um impermeabilizante /selante, de modo a evitar que a pedra absorva água ou outros produtos como detergentes, produtos para tirar gorduras.

Granito

O granito é especialmente procurado pela sua incrível durabilidade e resistência ao calor. Encontra-se disponível numa grande variedade de cores, podendo incorporar características naturais, tais como veios de quartzo.

A pedra de Granito pode ser pré-cortada para incluir inserções para a pia ou ranhuras de drenagem da água. Pode ainda ser polida ganhado um aspeto muito brilhante, mas pode sempre optar por um acabamento mate afiada.

Cozinha com tampo em pedra de granito

Prós:

  • Muito resistente a superfície fria é perfeita para fazer doces e massas.

Contras:

  • Muito caro e pesado, e em alguns casos os suportes têm que ser reforçados.
  • Deve ter-se especial atenção ao derramar líquidos como o vinho tinto, chá, sumo de limão, etc. podem deixar manchas.

Postformado:

Tampo Postformado

O postformado é um tipo de laminado decorativo, moldável e que se diferencia de outros laminados dadas as sucas características que permitem ser facilmente moldável quando aquecido em equipamento específico.

Esta aplicação oferece diferentes formas de designs para revestimentos e normalmente tem uma alta resistência, durador e está disponível em diversas cores, formatos, desenhos e texturas.

A ausência de cantos pode ser um fator positivo para a sua segurança e dos seus filhos, bem como para evitar acumulação de sujidade e água nas ligações.

Quartzo

Material fabricado a partir de quartzo natural é muito resistente ao calor e a manchas.

Cozinha com tampo em pedra quartzo

Prós:

  • Disponível em várias cores e acabamentos, como por exemplo imitação de mármore e granito, mas a um custo muito inferior; de manutenção fácil.

Contras:

  • Muito pesado e jutas ficam visíveis

Vidro

Vidro é uma ótima forma de adicionar um toque de requinte nos tampos de cozinha pois pode ser revestido em uma grande variedade de cores. É a prova de água, muito higiénico e resistente ao calor. Permite ser cortado criando de modo a reservar o espaço para a pia e o fogão.

Cozinha com bancada com tampo em vidro

Prós:

  • Muito longa duração

Contras:

  • Por questões de segurança as bordas devem ser arredondadas.