Frigoríficos, combinados e congeladores eficientes

Sabemos da importância destes eletrodomésticos, referente à conservação dos alimentos. Saiba escolher mediante as características e eficiência energética.

A nível da alimentação abordaremos vários exemplos dos principais equipamentos eficientes e suas características, para uma maior compreensão. Iremos abordar um pouco sobre frigoríficos, combinados e congeladores no que diz respeito à conservação de alimentos.

Principais cuidados a ter em atenção na aquisição deste equipamento:

No momento da compra de um electrodoméstico novo, neste caso um frigorífico, deve verificar se este faz parte do grupo dos equipamentos de baixo consumo de Classe A+ ou classe A++, que utilizam apenas metade da energia consumida.

Caso tenha uma família pequena, não opte por comprar um frigorifico, combinado ou congelador de grande dimensão. Compre em função das suas necessidades, pois não vale a pena ter um frigorifico demasiado se não necessita desse espaço. Volumes de refrigeração superiores implicam consumos de energia mais elevados e para que não haja desperdícios a nível económico tenha atenção à dimensão do frigorífico.

O consumo eléctrico dos equipamentos de frio, como os frigoríficos em questão ou arcas frigoríficas, são originados pelos compressores, estes tem como base de funcionamento as condições de utilização, ou seja, número de vezes e o tempo que a porta permanece aberta, temperatura ambiente da cozinha, nível da temperatura do termóstato, entre outros.

Por sua vez os combinados podem possuir um ou dois motores que permite que haja uma independência de funcionamento de cada secção. Exposto isto também é possível desligar cada uma das secções independentemente da outra estar em funcionamento.

Cuidados a ter na utilização deste equipamento: