Soluções para isolamento térmico

O isolamento térmico de uma habitação é um dos aspectos fundamentais para garantir o conforto térmico numa casa.

Outro aspecto muito importante, é a redução dos custos não só de energia, mas também da aquisição de equipamentos para aquecimento e arrefecimento.

Na construção de uma casa ou até mesmo nas remodelações, é fundamental aplicar um bom isolamento térmico nas paredes exteriores, no telhado ou no terraço e no pavimento. A nível de isolamento térmico, poderá ser melhorado através dos seguintes itens:

Troca das caixilharias dos exteriores.

Uma boa caixilharia, com rotura térmica e vidro duplo de 20 milímetros, permite o isolamento térmico, como também um bom isolamento acústico dos ruídos exteriores. A substituição dos velhos estores por novos em abomínio, com o interior alma preenchido com espuma de poliuretano, quando fechados, permitem um maior isolamento térmico.

Isolamento térmico das coberturas

Se a casa tiver coberturas em terraços, poderá aplicar placas de isolamento térmico, do tipo Roofrnate LG-X, compostas por urna camada de isolamento numa camada superior de argamassa, que conseguem atenuar as variações de temperatura.

Caso exista um sótão e a cobertura for um telhado em telha vã, poderá ser aplicada uma camada de material isolante em poliestireno extrudido, tipo Roofmate ou placas tipo Therrnochip, que, para além da camada de isolamento já vem com um acabamento em madeira na face interior;

Isolamento térmico do piso da cave

Caso possua umar cave, e se o piso não estiver bem isolado, poderá acrescentar uma camada Floormate, recoberto com argamassa armada e depois revê com o material escolhido.

O isolamento térmico das paredes existentes

Se as paredes exteriores são pouco espessas, de fraca composição, e não permitem bom isolamento térmico, poderá ser efectuado um melhoramento:

No caso de ter comprado um apartamento, somente será possível a aplicação de alguns destes itens.

Fonte revista Casa Claudia nº190
Texto de Cristina Hartmann