Filtros de água e filtro bacteriológicos

A água potável que chega as nossas casas, é tratada em estações de tratamento de água, utilizando vários processos entre eles a cloração e a adição de agentes químicos prejudiciais á saúde.

Alguns destes processos conferem um sabor estranho à água, além de que podem alterar o sabor dos alimentos sendo ainda mais prejudicais a saúde a longo prazo. Outro grande factor importante que interfere na qualidade da água é que esta percorre caminhos longos até chegar ao consumidor final, passando por tubagens enferrujadas, furadas e ou sujas com resíduos com areia e barro.

O processo de filtragem de água consiste, na retenção de impurezas ou substâncias suspensas na água, desempenhado assim um papel de "peneira" ou "coador". Actualmente, são utilizados filtros de pressão, pois utilizam a pressão da rede hidráulica, fazendo com que a água da rede pública seja filtrada.

Muitos destes filtros são constituídos, por cartuchos de carvão activos e compactos com um grande grau de retenção, capaz de retirar da água os resíduos sólidos, microrganismos, cloro, que deixam os sabores e odores desagradáveis.