Dicas para a instalação de uma ilha na cozinha

A cozinha é considerada por muitos como o coração da casa e todas as divisões vão dar à cozinha.

Se é apelativa assim será toda a casa e se juntar um pouco de classe à decoração pode construir uma ilha. Na verdade, ao construir uma ilha na cozinha pode dar, de forma eficiente um ar contemporâneo (que poderá ser o ponto chave de uma sala). Ao criar este tipo de cozinha deve ter em conta alguns fatores:

O tamanho da cozinha

Colocar uma ilha numa cozinha pequena (com espaço limitado) fica pouco apelativa e desorganizada independente dos móveis práticos e funcionais que tenha. Considere que existem electrodomésticos para os quais deve arranjar espaço.

O tipo de utilização da ilha

Questões que devem ser colocadas: em primeiro lugar, porque deseja construir uma ilha de cozinha? È por causa do armazenamento? Ou porque dá para ter uma mesa de cozinha e/ou uma placa? O propósito da ilha é fator crucial para o design da cozinha. Vejamos este exemplo: se pretende que a ilha tenha a função de armazenamento de pequenos eletrodomésticos ou aparelhos, não é uma boa ideia a sua construção; mas se tiver a função para cozinhar então a bancada a utilizar deve ser capaz de aguentar frigideiras e panelas com altas temperaturas.

A forma

Uma ilha de cozinha pode ser construída em forma de curva, forma quadrada, forma oval, forma retangular e em forma de L. O design e a forma dependem da funcionalidade que vai dar à ilha da cozinha se como mesa ou como limite entre quem cozinha e as pessoas de fora.

A iluminação - Este tipo de construção de ilha de cozinha deve incluir o tipo certo de iluminação. Uma iluminação ambiente pode adicionar algum romantismo, intimidade até mesmo drama mas não é adequada para confecionar os alimentos. Iluminações espaçadas só funcionam bem se tiver tetos altos. Um desafio à ilha de cozinha é quando a luz está num limite elevado, como as luzes pingentes que fornecem luz direta à ilha.