Sistemas de climatização para casa

Veja como utilizar a longo prazo a energia solar, uma opção com mais adeptos, por tratar-se de uma solução ecológica mas por permitir uma poupança gradual de energia.

Antes de escolher os mecanismos de produção artificial de frio ou calor, pondere bem as vantagens e os inconvenientes. Recomenda-se o contacto com um especialista para que possa escolher a solução mais adequada as suas necessidades.

Para uma solução a curto prazo pode utilizar equipamentos como por exemplo, termoventiladores, radiadores elétricos ou a óleo, entre outras soluções, no entanto o uso deste tipo de equipamentos irá ter reflexo no aumento da sua fatura de eletricidade.

Atualmente existem inúmeras soluções a longo prazo, xemplo disso é a energia solar para calefação, aquecimento do pavimento e águas sanitárias que poderão ser uma opção a considerar, não só pelo custo reduzido (a longo prazo) mas também por se tratar de uma solução ecológica. Todavia, exige um investimento inicial que ainda é considerado significativo para algumas famílias, sendo mais plausível para quem pensa construir urna moradia.

O piso radiante e o aquecimento central a gás natural estão muito em voga, inicialmente vulgarizou-se com a implementação da tubagem PEX, extremamente resistente e de escassa manutenção, ao contrário das condutas tradicionais com cobre ou ferro preto.

É considerado, devido a distribuição uniforme do calor, um dos sistemas de aquecimento mais confortáveis. Acresce-lhe a vantagem de ser possível ocultar os elementos do sistema e por essa razão deverá ser instalado na fase de construção. O aquecimento central, por sua vez, é silencioso e implica poucos custos de manutenção.

Normalmente basta uma revisão anual para manter a performance do equipamento. O custo de instalação é variável e depende do tipo de solução pretendida (tipo de caldeira, radiadores. válvulas, termóstatos), área de habitação e necessidades térmicas do edifício. Certo, porém, é que uma instalação de aquecimento executada na fase de construção da habitação será sempre menos dispendiosa do que feita após o término da mesma.

Para as soluções clássicas como por exemplo lareiras, salamandras ou para soluções mais recentes como os sistemas de radiadores instalados em obras, painéis solares e piso radiante deve aconselhamos primeiro a fazer estudo de modo a identificar a melhor solução para o seu caso.