Texturas e combinações de cores para cozinhas

Na cozinha acrescente um carácter próprio à zona de refeições, através de texturas, esquemas de cor e pormenores de design. Eis três opções, versáteis e funcionais: O domínio do branco Fresco contemporâneo Laranja metálico

O domínio do branco

Os tons claros são óptimos aliados na concepção de espaços desafogados e sobretudo luminosos. Duas ideias importantes numa área vital como na cozinha.

Esta não é só um espaço da casa reservado à confecção de alimento, é cada vez mais um lugar de referência concebido para o bem-estar à mesa. Nesta zona de pequenas ou rápidas refeições, de cariz moderno, a claridade dos revestimentos e do mobiliário é suavemente quebrada por apontamentos de cor, presentes nos têxteis e na louça.

O escaparate de parede, de linhas rústicas, coabita com peças simples e actuais, servindo de montra para acessórios que devem estar sempre à mão. A funcionalidade exigida é atingida não só através das peças escolhidas como das cores e dos materiais, caso da madeira e do PVC.

Cozinha moderna em tons de brancos

Cozinha branca com ilha ao centro

Fresco contemporâneo

Pensada para bem receber à mesa, a zona de refeições na cozinha não tem de ser uma área relegada para segundo plano. Neste caso, criou-se um cenário mais intimista, que está logo à vista, mas salvaguardando por uma solução amovível.

A separação entre as áreas da cozinha fez-se mediante a utilização de um biombo que ajuda a ganhar privacidade e, ao mesmo temo, reforça o carácter natural do ambiente. Os tons terrosos e a beleza dos materiais naturais introduzem alguma rusticidade a esta cozinha actual, temperada de verde-lima sobre uma base branca.

Em vez dos tradicionais pares de assento, optou-se por uma cadeira e um banco que, quando não está a ser usado, se esconde debaixo da mesa. A arrumação de utensílios e acessórios fica através de um elemento de apoio, com escaparate.

Cozinha em U, em tons de verde com plantas

Cozinha verde com papel de parede sobre plantas

Laranja metálico

Aqui, optou-se por pintar o pavimento com tinta própria, uma forma acessível de transformar a divisão e um acabamento resistente que imprime conforto a este ambiente moderno.

A chave do sucesso foi utilizar a robustez e o brilho do metal, de maneira a complementar esta zona, onde o mobiliário e os acessórios são maioritariamente cromados ou de aço inoxidável.

Os azulejos cinza, junto à área do lavatório, dão um visual clean à proposta e ajudam a manter o tema “metálico”, enquanto os detalhes, na cor laranja imprimem “calor” e servem para evitar o resultado se torne demasiado clínico.

O vidro translúcido no tampo da mesa, colocada junto a uma janela, cria um maior efeito na luz, ajudando a realçar o espaço, aumentando-o visualmente.

Cozinha em linha em tons de laranja

Cozinha laranja com layoute em U

Comentários