Dica para iluminar quadros e obras de arte

Atualmente é muito comum luminar as obras de arte ou quadros pendurados nas paredes das nossas casas, para dar maior visibilidade à estes objetos.

Com pontos de luz direcionados para estes, é possível criar um impacto visual bastante agradável.

Uma alternativa muito útil, é recorrendo a utilização de pontos de luz que são usados individualmente, agrupados em trilhos, ou embutidos no forro.

Ponto de luz, lampada LED em obra de arte

Utilize filtros especiais

Uma inovação é recorrer a utilização de filtros especiais, estes tanto podem proteger as obras dos raios ultravioleta como enfatizar cores, criando assim efeitos.

Não se esqueça da potência das lâmpadas

A abertura do feixe de luz e a potência da lâmpada, irão determinar se a luz será dirigida (destacando um único quadro) ou difusa (abrangendo várias obras). Para evitar sombras inconvenientes, a luz não deve valorizar a moldura, mas sim a tela.

Use as lâmpadas recomendadas

Ao iluminar um quando, é aconselhável a utilização de lâmpadas refletoras de halogéneo. Estas não só têm um alcance maior no que diz respeito a distâncias, mas também são capazes de reproduzir com fidelidade as cores da obra de arte.

Não é recomendado o uso de lâmpadas incandescentes para iluminar os quadros, uma vez que estas podem distorcer as cores. As lâmpadas de halógenas para além do elevado consumo de energia associado, estas, produzem raios UV que podem danificar as obras de arte.

As lâmpadas Xenon ou LEDS podem ser uma ótima alternativa uma vez que são lâmpadas mais frias e que, para além de não danificarem as pinturas têm um consumo mais baixo de energia.

Diagrama de pontos de luz em obras de arteAo instalar os pontos de luz na obra de arte, lembre-se que o seu posicionamento é muito importante, sendo necessário considerar os seguinte fatores:

  • Coloque o ponto de luz num ângulo de 30 graus em relação à peça;
  • Nos quadros maiores adicione mais 5 graus, pois ajuda a evitar o realço das sombras indesejadas;
  • Para acentuar a textura de um quadro reduza 5 graus;