Tipo de bancadas de cozinha

A bancada deve servir de apoio as atividades realizadas na cozinha, deve ser de um material resistente. Existem vários tipos de bancadas, desde o balção, ao prolongamento de bancada, bancada em ilha ou as vitrinas.

As bancadas podem ser constituídas por vários tipos de materiais, desde os granitos que se limpam com facilidade e que são facilmente conjugado com móveis em madeira, ao silestone, que é um material muito resistente até aos azulejos, muito utilizados na decoração de casas rústicas.

Vitrinas

Elementos destacados na decoração da cozinha, as vitrinas com vidro opaco revelam-se práticas e fundamentais para esconderem peças que não devem estar á vista dos convidados. Muitas das portas podem ter amortecedores que facilitam a abertura e asseguram um fecho suave.

Bancada em vitrine

Prolongamento de bancada

Uma das sugestões muito em voga nas tendências mais atuais é utilizar a mesa de refeições como prolongamento da bancada. Com um ligeiro desnível do balcão principal, esta proposta rentabiliza o espaço, é prática e bastante funcional. É uma opção que já conquistou muitas cozinhas.

Bancada de cozinha com prolongamento de bancada

Ilha

As cozinhas que surgem em compartimentos quadrados têm vantagens de permitir que se preencham as paredes sem portas com armários. Nestes casos, é igualmente comum colocar-se um módulo de armários central, que funciona como uma ilha. Um elemento que serve de apoio para preparar, confecionar e saborear os alimentos.

Cozinha em ilha com bancada na ilha

Balcão

Nas cozinhas onde a falta de espaço é um problema, deverão criar-se condições de arrumação, sem retirar amplitude. Por isso, opte por prolongar a bancada fazendo dela um elemento multifuncional. Preparar, confecionar e saborear as refeições no mesmo local é a solução perfeita para a rotina dos dias de hoje.

Balcão de cozinha em granito

Comentários